Página Principal
Missão e Princípios Quem Somos O Que Fazemos Ferramentas Clientes Reflexões Contato
voltar

O Instrumento de Modalidades de Conflito Thomas-Kilmann (TKI) foi concebido para avaliar o comportamento de pessoas em situações de conflito, isto é, em situações em que os objetivos de duas ou mais pessoas parecem ser incompatíveis. Em tais situações, é possível descrevermos o comportamento de uma pessoa em termos de duas dimensões básicas:

  • Assertividade, ou a atuação voltada para alcançar os seus objetivos, e
  • Cooperação, ou a atuação voltada para satisfazer os objetivos da outra pessoa.

Estas duas dimensões básicas de comportamento poderão ser utilizadas para definir cinco modalidades específicas para lidar com conflitos:

  • Competição
  • Colaboração
  • Compromisso
  • Fuga
  • Concessão

No caso do comportamento de gestão de conflitos, não há respostas certas ou erradas: qualquer uma das cinco modalidades é útil numa ou noutra situação, representando, cada uma delas, um conjunto útil de estratégias sociais. A eficácia de uma dada modalidade depende das exigências de cada situação de conflito específica e das habilidades de quem utiliza a modalidade.

Todas as pessoas usam as cinco modalidades de gestão dos conflitos, no entanto, as pessoas tendem a ter preferência por uma ou duas modalidades e as utilizam com maior conforto, mais prontamente e com maior freqüência. Os comportamentos que utilizamos em caso de conflito resultam tanto das nossas predisposições como das exigências inerentes às situações com que nos deparamos. O TKI foi concebido para avaliar esta mistura de modalidades de gestão de conflitos e comparar as preferências de cada pessoa com uma base de referência de alguns milhares de executivos que já usaram a ferramenta.

topo da página